Tive uma tentativa de conversa na sexta feira com minha professora de português.
Eu disse a ela que os professores deveriam saber um pouquinho de tudo, de todas as matérias.
Porque eles cobram de nós, alunos, sempre impecabilidade!
Ela me disse que sabia do necessário, que já havia passado na faculdade e este era o seu atestado de que sabia de "tudo".
Daí eu fiquei pensando...
Se eu não passar na faculdade, ... ?
Pode acontecer de eu não estar bem. Do nervosismo me atacar (muito provável).. De Deus ter uma coisa melhor para mim..
Daí tudo o que eu aprendi não servirá para nada? A gente só mostra que sabe tudo quando passa na faculdade?
O Bruno Laia é super inteligente, inteligente mesmo, no sentido correto da palavra; e não passou em engenharia, ano passado. Tipo, os 3 anos da vida dele, foram em vão?
Não. Não e não!
Um comentário:
Não concordo com sua postagem.
Se me recordo, a conversa não foi assim. Jamais expus um atestado de que sei "tudo" ou um pouco de tudo, ou qualquer coisa do tipo.
Na verdade, desconfio das pessoas que dizem que sabem de tudo. Não afirmo que sei tudo nem sobre a língua portuguesa e suas literaturas, não sou tão pretensiosa assim.
Há coisas que depois do vestibular não mais usei, fato. Mas não aprendi essas coisas apenas para prestar o exame. Há coisas que em desuso, a gente esquece. Há coisas que não estudo há alguns anos, mas não julgo que essas coisas sejam menos importantes, muito pelo contrário. Seria ignorância esse tipo de pensamento.
O que você aprende na escola - não apenas no ensino médio, mas em toda a sua vida escolar - você vai levar para a vida inteira.
Todo conhecimento é válido. Toda aprendizagem é digna.
Concordo que professores devam saber um pouco de tudo, mas quando você vai se especializando em uma determinada coisa, você vai se tornando o melhor naquela coisa e apenas bom nas outras.
Há o clínico geral e o cardiologista. Você não pode dizer que o cardiologista é medíocre porque não conseguiu detectar uma gastrite ou porque conseguiu detectar, mas não sabia que remédio receitar... Também não pode superestimar o clínico geral que talvez detecte a gastrite, mas não saiba como transplantar um coração. E até decidirem em que se especializar, estudaram de tudo.
Nenhum conhecimento é desperdiçado.
Cuidado com extremos.
Estude e lute para ser a melhor... o mundo já está cheio de pessoas boas, precisamos de pessoas melhores!
Postar um comentário